Welcome to Teacher Elzi Luis' Blog

Dia de Meados do Verão

O Sol resolve aparecer em Stonehenge às 5:58 da manhã.


Enquanto no Brasil a chegada do mês de junho prenuncia as festas juninas, de origem romana, com suas quermesses, fogueiras, folguedos e danças de quadrilha, na Grã Bretanha o mês de junho é marcado pelo Dia de Meados de Verão (Midsummer Day), comemorado no dia 24 desse mês em toda Grã Bretanha.

O dia 24 de junho é o dia mais longo do verão, conhecido pelos astrônomos como solstício solar. Nesse dia, na Grã Bretanha, pode-se ver a movimentação dos adeptos da Nova Era na antiga tradição de Stonehenge em Wiltshire. Stonehenge é um dos maiores círculos de pedra da Europa. Muitas pedras possuem dez ou doze metros de altura e são muito antigas. A parte mais antiga de Stonehende tem quase 5.000 anos. 

Mas o que foi Stonehenge? Lugar sagrado? Mercado? Ou era uma espécie de calendário? Os ingleses acreditam que os druídas as usavam como calendário. Eles eram os sacerdotes das Grã Bretanha há dois mil anos e usavam o Sol e as pedras de Stonehenge para determinar o início dos meses e das estações. 

Atualmente, ainda  há druídas na Grã Bretanha, e , todo ano, em 24 de junho, muitos deles vão até Stonehenge. Na manhã desse dia, o Sol sobe sobre uma pedra famosa, a Pedra do Calcanhar (Heel Stone). Para os druídas, trata-se de um momento muito importante do ano. Para muitos britânicos, porém, não passa de um costume muito antigo estranho.

Curiosamente, há celebrações com fogueiras, que coincidem com as fogueiras juninas do Brasil.

Veja mais fotos num dos sites populares desse dia, visitando o site inglês da Nova Era.

Nenhum comentário: