Tem muitas expressões linguísticas envolvendo cores,visto que o emprego delas é de uso corrente e muito significativo.
Quando queremos dizer que alquém é rude ou simplório dizemos que ele(a) é um red neck; em se tratando de colarinhos. Podemos definir de acordo com a cor vários significados, por exemplo:
white collar - funcionários administrativos; em contra partida - blue collar refere-se a operários e pink collar é para designar jovens do sexo feminio que conseguem ascenção na vida profissional por seus méritos próprios. Já pink ladies, como no filme Grease, é uma menção a garotas "descoladas", isto é, garotas de destaque (que fazem e acontecem) !!
É preferível que se use a palavra black, no lugar de " colored", ou seja pessoa de cor, pois a segunda opção tem conotação negativa perante a comunidade afro-americana tanto lá como aqui, aproveito aqui para registrar uma curiosidade. Sabe como é dito camburão pelos americanos? Black Maria, o que me faz lembrar do apelido das viaturas policiais, tinham por aqui, na década de 50: Corintiana ( por ser branco e preta) uma referência evidente ao uniforme do Corinthians.
Dentre os significados para a cor azul, um que é pouco conhecido por nós brasileiros, é blue eyes , isto é, o queridinho ou queridinha do chefe, que também é conhecido como "pet", podendo ser inclusive do professor.
Se diz que em sociedade tudo se sabe, ainda mais em se tratando do povo britânico, o qual curte uma imprensa marron (brown press), característica dos pequenos jornais que vivem às custas dos escândalos e futricos, de celebridades, inclusive da realeza...
Nenhum comentário:
Postar um comentário