As comemorações de 14 de Fevereiro, dia de S. Valentim, como dia dos namorados, têm várias explicações possíveis, umas de tradição cristã, outras de tradição romana, pagã.
A Igreja Católica reconhece três santos com o nome Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido no século III da nossa era, em Roma, tendo morrido como mártir em 270. Em 496, o papa Gelásio reservou o dia 14 de fevereiro ao culto de S. Valentim.
Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II. Cláudio queria constituir um exército romano grande e forte; não conseguindo levar muitos romanos a se alistarem, acreditou que isso se devia ao fato de que os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra. E a solução que encontrou foi proibir os casamentos dos jovens! Valentim, então bispo de Romna, revoltou-se contra a ordem imperial e, ajudado por S. Mário, casou muitos casais em segredo. Quando foi descoberto, foi preso, torturado a 14 de fevereiro..
Enquanto estava na prisão, Valentim era visitado pela filha do seu carcereiro, com quem mantinha longas conversas e de quem se tornou amigo. No dia da sua morte, ele deixou-lhe um bilhete dizendo « Te amo! Do teu Valentim».
Quanto à tradição pagã, pode fundir-se com a história do mártir cristão. Na Roma Antiga, celebrava-se a 15 de Fevereiro (que, no calendário romano, coincidia aproximadamente com o início da Primavera) um festival - os Lupercalia. Na véspera desse dia, eram colocados em recipientes pedaços de papel com o nome das moças romanas. Cada rapaz retirava um nome, e essa jovem seria a sua «namorada» durante o festival (ou, eventualmente, durante o ano que se seguia).
Com a cristianização progressiva dos costumes romanos, a festa da Primavera, comemorada a 15 de Fevereiro, deu lugar às comemorações em honra do santo, a 14 de fevereiro. No Brasil, essa
comemoração é celebrada em 12 de junho , véspera do dia de Santo Antonio, popularmente conhecido como o santo casamenteiro, além de vir a ser uma forma do comércio poder manter as suas venda entre duas das datas que mais fatura - o Dia das Mães e o Dia dos Pais; essa data foi criada por um publicitário paulista na década de 50.
Com os tempos, o dia 14 de fevereiro ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, sobretudo em Inglaterra e na França e, mais tarde, nos Estados Unidos. Neste último país, onde a tradição está mais institucionalizada, os cartões de S. Valentim já eram comercializadas no início do século XIX. Atualmente, o dia de S. Valentim é comemorado num número crescente de países como um pretexto para os casais de namorados trocarem presentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário